Mecanismos de defesa
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS - FCH
CURSO DE PSICOLOGIA
THEREZA FEITOSA LUCENA DE CARVALHO
MECANIMOS DE DEFESA
MACEIÓ
FEVEREIRO DE 2014
THEREZA LUCENA FEITOSA DE CARVALHO
MECANISMOS DE DEFESA
MACEIÓ
FEVEREIRO DE 2013
MECANISMOS DE DEFESA
Projeção Perspectiva Analítica: A projeção assinala praticamente um fracasso do recalcamento, com efeito, com as defesas mais elaboradas, como o recalcamento, principalmente, o ego se defende contra os perigos interiores por meios que utilizam diretamente o inconsciente de maneira imediata e automática. “Se esses procedimentos não bastam mais, torna-se então necessário transformar, pela projeção, o perigo interior em perigo exterior, contra o qual se aplicam os meios de proteção mais arcaicos, mais elementares do Si - mesmo, utilizando e enganando o consciente.
Projeção Perspectiva da Gestalt: Num certo sentido, é o oposto da introjeção. A projeção é a tendência de responsabilizar os outros pelo que se origina no self. Envolve um repúdio de seus próprios impulsos, desejos, sentimentos e comportamentos, colocando fora o que pertence ao self. Com a Projeção esperamos nos livrar de aspectos intoleráveis do self (de nós mesmos) e de nossos conflitos íntimos. A pessoa que projeta não pode aceitar seus sentimentos e ações e por isso os atribui a outra pessoa e aí, então, pode reconhecê-los e até criticá-los.
“Situação: inexplicavelmente Fulano não gosta de mim”, quando na realidade sou eu quem não gosta do Fulano gratuitamente, pode na realidade está tentando projetar nos demais suas próprias características.
Introjeção: Introjeção ou "engolir tudo" é o mecanismo pelo qual os indivíduos incorporam padrões, atitudes e modos de agir e pensar que não são deles próprios e que não assimilam ou digerem o suficiente para