Mecanismos de defesa
Substantivo Abwehr (Defesa), significados do verbo abwehr:
Defender, no sentido de rechaçar; Rejeitar, repelir, não aceitar; Afugentar, por em debandada, afastar; Impedir
1. Em “As neuropsicoses de defesa” [Freud, 1894a], Freud introduziu o termo defesa no sentido de defesa contra uma representação incompatível* que se opunha aflitivamente** ao ego do paciente.
Esses pacientes gozaram de boa saúde mental até o momento em que houve uma ocorrência de incompatibilidade em sua vida representativa — isto é, até que seu eu se confrontou com uma experiência, uma representação ou um sentimento que suscitaram um afeto tão aflitivo que o sujeito decidiu esquecê-lo, pois não confiava em sua capacidade de resolver a contradição entre a representação incompatível e seu eu por meio da atividade de pensamento. A tarefa que o eu se impõe, em sua atitude defensiva, de tratar a representação incompatível como “non-arrivé”, simplesmente não pode ser realizada por ele. Tanto o traço mnêmico como o afeto ligado à representação lá estão de uma vez por todas e não podem ser erradicados. (Cf. Freud, As neuropsicoses de defesa, 1894, Edição Standard, Vol. III).
*inconciliável, insuportável, incompatível.
**aflição: 1. estado daquele que está aflito; 2 sentimento de persistente dor física ou moral; ânsia, agonia, angústia;3 profundo sofrimento.
2. Em “Inibições, Sintomas e angústia” (1926 [1925]) Freud retomou o conceito de defesa.
A análise desse texto permite:
a) a diferenciação entre defesa enquanto método e defesa enquanto técnicas.
b) a diferenciação entre o processo de formação de sintoma e as técnicas defensivas;
c) relacionar as formas especiais de defesa com as estruturas neuróticas, perversas, psicóticas.
a) diferenciação entre defesa enquanto método e defesa enquanto técnicas
Uma defesa enquanto método seria o recalcamento (repressão). As defesas enquanto técnicas seriam os mecanismos de defesa (negação,