Mecanismo de integridade
Funções de Checksum, Hashing e MAC
Mecanismo de Integridade
Função Checksum
É um mecanismo que utiliza um algoritmo de soma ou um algoritmo de criptografia para gerar um código de dimensão fixa que vai ser usado para validar a informação. Por ser um mecanismo com algumas vulnerabilidades, o seu uso é mais comum para detectar falhar ou incidentes não intencionais. Um exemplo da sua utilização é são dígitos verificadores de CPFs e contas bancarias.
Função Hashing
Também conhecida como Função de Condensação ou Função de Espalhamento Unidimensional, é um mecanismo que transforma uma informação de tamanho qualquer em um texto pequeno, de tamanho fixo, alem de oferecer agilidade, também garante a confiabilidade dos dados. Existem vários algoritmos com esta função, abaixo os mais conhecidos: • Messege-Digest (MD2, MD4 e MD5) – Este algoritmo gera um hash de 128 bits, o MD5 foi criado para ser rápido, seguro e com algumas correções de falhas dos seus precursores MD2 e MD4. • Secure Hash Algorithm (SHA - 1) – Este algoritmo se mostra mais eficiente que os Messege-Digest, pois o algoritmo gerar um hash de 160 bits ao invés de 128 bits, deste modo quebrar este algoritmo se torna impraticável.
Função MAC
Message Authentication Code ou Código de Autenticação de Mensagem é um mecanismo usado para garantir a integridade da informação, utiliza um algoritmo de criptografia para gerar um código de dimensão fixa que vai ser usado para validar a informação. Apesar das funções MAC e Checksum derem objetivos parecidos os dois são diferentes, enquanto a função Checksum é verificar veracidade da informação e a ausência de falhas e a função MAC verifica se a informação não foi modificada do seu envio até o seu recebimento. O exemplo de seu uso é no envio de informações em pacote numa rede.
Referências
Um Estudo sobre Criptografia e Assinatura Digital. URL: http://www.di.ufpe.br/~flash/ais98/cripto/criptografia.htm Criptografia e Certificação