Mecanismo de defesa
Os principais mecanismos de defesa são:
Negação: é a tentativa do Ego de não aceitar um fato ou situação real. É comum as pessoas fantasiarem as situações, que na verdade não aconteceram. Exemplo: Um funcionário ao ser descoberto roubando e/ou danificando uma peça no setor de produção, justifica-se da seguinte forma: - "Nunca peguei aquela peça, senhor. Ela já estava danificada quando a peguei e em seguIda, a devolvi em perfeito estado de uso".
Repressão: A essência da repressão consiste simplesmente em afastar determinada coisa do consciente mantendo-a a distância". Isso significa que por este mecanismo o indivíduo procura afastar da consciência, algo que lhe causaria grande ansiedade. Requer, porém um consumo alto e constante de energia para manter a repressão. Muitas doenças psicossomáticas, tais como asma, artrite, úlceras podem estar ligadas a esse mecanismo.
Racionalização: Racionalização é o mecanismo pelo qual o indivíduo procura encontrar motivos aceitáveis para pensamentos, sentimentos e ações inaceitáveis.
É sempre usado quando queremos justificar nosso comportamento diante de situação ou atos que não são recomendáveis. Esse comportamento disfarça nossos motivos, para tornar nossas ações aceitáveis. Estória que ilustra o conceito:
Formação reativa: Por esse mecanismo a pessoa substitui na consciência um impulso ou sentimento que produz angústia pelo seu oposto. O ódio substituído pelo amor. Nessas situações o impulso ou sentimento básico está presente, mas é atenuado por outro que não causa a ansiedade. Via de regra na formação reativa ao externar o sentimento, a