mecanico
O redutor de velocidade funciona para reduzir a força de entrada e aumentar a de saída. Para entender melhor é um conjunto de polias ou engrenagens onde o eixo do motor é ligado na polia ou engrenagem pequena que é chamada de motriz, e uma polia ou engrenagem grande denominada movida. No caso do acoplamento por polias as duas giram no mesmo sentido no caso do acoplamento por engrenagens há inversão de movimento, assim se a motriz gira no sentido horário a movida gira no sentido anti-horário aumentando a força.
Um redutor consiste em um conjunto de eixos, polias, engrenagens ou rodas dentadas cilíndricas de dentes retos, helicoidais, cônicas ou somente com uma coroa com parafuso sem fim. Tem como função reduzir a velocidade de rotação do sistema de acionamento do equipamento. Consequentemente com a redução da velocidade tem-se um aumento significativo na força transmitida. Em prática o redutor é usado até mesmo em sua residência, como por exemplo, em portões elétricos, churrasqueiras elétricas ou até mesmo em nosso carro, a diferença que no carro a caixa tem mais de uma velocidade.
2 Objetivo
O objetivo deste projeto é a construção de uma caixa redutora a fins de ser utilizada para transmitir força a partir do ponto de entrada do mecanismo para ser utilizado em equipamentos de transporte de cargas, que minimize o atrito do mesmo com o solo quando se desloca, diminuindo o tempo de deslocamento e o esforço necessário, e proporcionando facilidade de deslocamento em terrenos irregulares, além da possibilidade de transportar cargas mais pesadas.
3 Fundamentação / Revisão teórica
Nos primórdios da Idade da Pedra, o homem transportava volumes em seus próprios braços e ombros, quando descobriu que arrastar um peso facilitava seu trabalho. Mas, como despendia muito esforço e tempo, procurou novas alternativas.
A Mesopotâmia - nome grego que significa "entre rios" (meso - pótamos) - é uma região de interesse histórico e