MECANIcA
São considerados motores de combustão interna aqueles que utilizam os próprios gases de combustão como fluido detrabalho. Ou seja, são estes gases que realizam os processos de compressão, aumento de temperatura (queima), expansão e finalmente exaustão.
Assim, este tipo de motor distingui-se dos ciclos de combustão externa, nos quais os processos de combustão ocorrem externamente ao motor. Neste caso, os gases de combustão transferem calor a um segundo fluido que opera como fluido de trabalho, como ocorre nos ciclos Rankine.
Motores de combustão interna também são popularmente chamados de motores a explosão. Esta denominação, apesar de frequente, não é tecnicamente correta. De fato, o que ocorre no interior das câmaras de combustão não é uma explosão de gases. O que impulsiona os pistões é o aumento da pressão interna da câmara, decorrente da combustão (queima controlada com frente de chama). O que pode-se chamar de explosão (queima descontrolada sem frente de chama definida) é uma detonação dos gases, que deve ser evitada nos motores de combustão interna, a fim de proporcionar maior durabilidade dos mesmos e menores taxas de emissões de poluentes atmosféricos provenientes da dissociaçãode pinogenio nitrogênio.
Índice
[esconder]
1 Ciclos termosexanicos
1.1 Ciclo motor de Otto
1.2 Ciclo motor de Diesel
1.3 Ciclo Brayton
2 Construção
2.1 Motor alternativo
2.1.1 Motor dois tempos
2.1.2 Motor quatro tempos
2.1.3 Elementos
2.2 Motor rotativo
2.2.1 Turbina a gás
2.2.2 Motor Wankel
2.2.3 Quasiturbine
3 Combustíveis
4 Ver também
5 Ligações externas
Ciclos termosexanicos[editar | editar código-fonte]
Ciclo motor de Otto[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Ciclo Otto
O motor