Mecanica
ELETROTÉCNICA: MAGNETISMO E ELETROMAGNETISMO
Dez/2012
Recife-PE
Jucimar Urbano da Silva
MAGNETISMO E ELETROMAGNETISMO
Trabalho referente à disciplina Eletrotécnica para complemento de nota para segundo exercício, ministrada pelo Prof. Jurany Travassos, semestre letivo 2012.2.
Dez/2012
Recife-PE
Sumário 1. Apresentação 2. Histórico: Lei de Faraday- Lei de Neumann Lentz 3. Lei de Lentz 4. Propriedades gerais dos imãs 5. Regiões polares 6. Massa magnética 7. Leis de atração e repulsão entre cargas magnéticas puntiformes 8. Densidade magnética
1. Apresentação
Podemos observar nos mais diversos equipamentos elétricos, a aplicação dos conceitos físicos do magnetismo e eletromagnetismo embarcados.
Este trabalho visa apresentar a evolução histórica dos conceitos físicos do eletromagnetismo e seu desenvolvimento histórico.
2. Histórico: Lei de Lei de Faraday-Neumann-Lentz A lei de Faraday-Neumann-Lenz, ou lei da indução eletromagnética, é uma lei da física que quantifica a indução eletromagnética, que é o efeito da produção de corrente elétrica em um circuito colocado sob efeito de um campo magnético variável ou por um circuito em movimento em um campo magnético constante. É a base do funcionamento dos alternadores, dínamos e transformadores. Tal lei é derivada da união de diversos princípios. A lei da indução de Faraday, elaborada por Michael Faraday em 1831, afirma que a corrente elétrica induzida em um circuito fechado por um campo magnético, é proporcional ao número de linhas do fluxo que atravessa a área envolvida do circuito, na unidade de tempo.
Sendo E o campo elétrico induzido, ds é um elemento infinitesimal do circuito e dΦB/dt é a variação do fluxo magnético. Uma maneira alternativa de se representar é na forma da derivada da função do campo magnético B:
Portanto:
e a lei, expressa matematicamente na forma elaborada por Franz Ernst Neumann em 1845 em termos