Mecanica
Documento referente a ASTM D 854 Em geral o termo densidade específica é definida pela razão da massa pelo volume de material pela massa por um igual volume de água. O resultado, diz a quantidade de material (maior ou menor) do que a água. O termo geotécnico densidade específica do solo atualmente denota sobre a densidade específica do material sólido do solo e se refere, portanto, para a relação entre a massa de matéria sólida de uma dada amostra de solo com a massa de um volume igual (i.e, igual o volume do solido) pela água. Alternativamente, a densidade específica do solo pode ser definida pela razão entre a unidade de massa dos sólidos (massa de sólidos dividido pelo volume de sólidos) em um solo pela unidade de massa da água. Em forma de equação:
(5-1)
Onde: Densidade específica do solo (adimensional) Massa dos sólidos, g Volume dos sólidos, cm³ Unidade de massa da água (1 g/cm³)
O método utilizado nesse capítulo para a determinação da densidade específica dos solos passantes na peneira de 4,75mm (N°4), usando o picnômetro. Quando o solo contem partículas maiores do que 4,75mm, ASTM o método do teste C127 utiliza o material que passa na peneira de 4,75 mm, quando utilizado para cálculos em conexão com o hidrômetro. Na norma da ASTM D422 (capítulo 9) é utilizado a porção de solo que passa na peneira de 2.00 mm (N° 10).
Materiais:
Picnômetro de 500 ml
Balança (precisão de 0,01g)
Termômetro
Estufa
Bomba a Vácuo
Capsula de evaporação
Espátula
Dispositivo de agitação mecânica
Béquer grande
Dessecador
Calibração do picnômetro:
Um dos parâmetros que é requisitado para a determinação da densidade específica do solo é a massa do picnômetro quando preenchido de água . O valor de não é constante; ele varia de acordo com a temperatura da água. Além disso deve ser conhecido na temperatura do mesmo picnômetro quando preenchido por água e solo. O valor do