mecanica
NORMAS
Universidade de Pernambuco – UPE
Escola Politécnica de Pernambuco – POLI
Disciplina: Equipamentos de manutenção e elevação
Turma: FD
Professor: Francisco José Alves Lima
Data: 21/09/2013
Aluno: Lucas Fazio Soares
NORMA C.M.A.A.
Escopo
- Esta especificação será conhecida como a especificação para pontes rolantes e equipamentos elétricos elevados.
- as especificações e informações contidas nesta publicação se aplicam a todas as pontes rolantes. deve ser entendido que as especificações são de natureza geral e outras especificações podem ser acordadas entre o comprador e o fabricante para se adequarem a cada instalação específica
- condições de serviço são uma importante influência sobre a vida útil das peças de desgaste de um guindaste, como rodas, engrenagens, rolamentos, cabos de aço, equipamentos elétricos, e devem ser considerados na especificação de um guindaste para garantir a vida máxima e a mínima manutenção.
- na seleção de equipamentos de ponte rolante, é importante que não só as operações atuais, mas as operações futuras também devem ser consideradas, pois, pode haver aumento da carga e necessidades de serviço e o equipamento deve ser selecionado para também satisfazer as futuras condições de serviço, minimizando assim a possibilidade de sobrecarga.
Considerações para o projeto de construção
O local em que uma ponte rolante deve ser instalado deve ser projetado com a consideração dada ao acompanhamento dos seguintes pontos:
- a distância desde o chão até o ponto de obstrução mais baixo deve ser de maneira a permitir a elevação de gancho necessária mais a distância a partir da palma o gancho na sua posição mais elevada para que ponto mais alto do guindaste não ultrapasse o ponto de obstrução mais baixo.
- Além disso, a distância do chão até o ponto de obstrução mais baixo deve de modo que o ponto mais baixo da grua irá alcançar todas as máquinas ou, quando