Mecanica
Força: É uma interação entre dois corpos.
Efeitos de uma força:
Aceleração: faz com que o corpo altere a sua velocidade, quando uma força é aplicada.
Deformação: faz com que o corpo mude seu formato, quando sofre a ação de uma força. Força Resultante: É a força que produz o mesmo efeito que todas as outras aplicadas a um corpo, ou seja a soma vetorial de todas as forças aplicadas.
Leis de Newton
1ª Lei de Newton - Princípio da Inércia
"Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento retilíneo uniforme. ‘’ No cotidiano, notamos essas tendências ao observarmos uma pessoa de pé no interior de um ônibus. Quando o ônibus arranca, o passageiro por inércia tende a permanecer em repouso em relação ao solo terrestre. Como o ônibus vai para frente, a pessoa que não estava se segurando cai para trás no ônibus.
Agora, se o ônibus estivesse em movimento e de repente freasse, a pessoa cairia para frente. Graças à inércia, o passageiro exibe, nesse caso, sua vontade de continuar em movimento em relação ao solo terrestre: o ônibus pára, o passageiro não.
Logo, o cinto de segurança nos automóveis tem a função de proteger o passageiro da inércia de seu movimento, no caso de uma freada brusca ou colisão.
Outro exemplo é se um objeto que repousa sobre sua mesa, por exemplo, está em equilíbrio estático, e tende a permanecer nessa situação indefinidamente,porque existem forças que se anulam definindo assim,o equilíbrio do corpo. No caso dos corpos em movimento, no exemplo do carro que em movimento freia bruscamente,os passageiros serão lançados para frente porque tendem a continuar em movimento.
Logo: ‘’Quando as forças atuantes em um corpo se anulam, ele permanecerá em repouso ou em movimento retilíneo uniforme.’’
Todo corpo em equilíbrio mantém, por inércia sua velocidade constante.