Mecanica dos solos
Alteração de uma rocha é o processo de desagregação e decomposição levado a cabo por agentes físicos e químicos naturais que transformam essa rocha noutro produto natural como por exemplo o solo.
Como se dá o fenômeno de alteração
A ALTERAÇÃO DAS ROCHAS, é então, o processo de transformação dos minerais
(especialmente os gerados no interior da litosfera) das rochas em que a entropia do sistema (rocha) aumenta com o estabelecimento da desordem sobre a ordem das fases desse sistema (minerais) pela destruição das redes cristalinas dos minerais e a movimentação dos seus catiões para novas posições em estruturas mais abertas.
Que tipo de solo pode-se esperar da alteração da rocha de basalto
O que são rochas ígneas ou magmáticas
Este tipo de rochas forma-se na fase do ciclo geológico e sofrem alterações tais que podem dar origem a dois tipos de rochas: as
Ígneas Intrusivas e as Ígneas Extrusivas.
O magma ascende e à medida que a temperatura vai baixando, vai sendo possível começarem a estabelecer-se ligações químicas entre os diferentes elementos químicos, para darem origem às malhas cristalinas que compõem os minerais. À medida que atingem a sua temperatura de cristalização os minerais vão-se formando.
Rochas Ígneas Intrusivas Consolidam em profundidade e resultam do arrefecimento lento do magma. Todos os constituintes estão no estado cristalino.
Rochas Ígneas Extrusivas a consolidação dá-se próximo da superfície. Resultam do arrefecimento rápido do magma.
O que são rochas metamórficas
Este tipo de rochas forma-se na fase do ciclo geológico e podem sofrer processos de Metamorfismo (transformações no estado sólido) e/ou de Migmatismo (transformações com fusão parcial das rochas). Estas formam-se através de processos quase inversos das rochas Ígneas, ou seja, formamse através das transformações que sofrem devido aos processos tectónicos as rochas (sedimentares ou ígneas) que podem deslocar materiais para zonas mais