mecanica dos solos
1. Secou-se o material em estufa, desmanchou os torrões para evitar a quebra dos grãos e para homogeneizar amostra, porém devido a falta de disponibilidade de tempo, foi utilizado um material que já havia passado por este processo;
2. Primeiramente foi passado pesado inicialmente e em seguida adicionou-se 125ml de solução de hexametafosfato de sódio com 45,7g/l de solução, tampando com carbonato de sódio para o ensaio de sedimentação
3. Essa massa foi misturada à água e levada ao dispersor para fusão do solo por 10 min. Após este período com o auxilio de um funil foi despejado a amostra em uma proveta até 1000ml.
Depois foi medido com o densimetro a densidade da amostra nos intervalos de tempo.
4. Verificou-se a temperatura da amostra.
5. Foi retirado os resíduos assentados no fundo da proveta, e realizou-se a pesagem deste material.
6. Em seguida foi realizado o peneiramento grosso de nº4 e Nº2.
7. Logo após efetuou-se o peneiramento fino, organizando para tal, as peneiras de forma que as aberturas seguiram das maiores para as menores, seguindo assim as peneiras 1,2mm, 0,60mm, 0,42mm, 0,30mm, 0,15mm, 0,075mm.
8. Promoveu-se a agitação da primeira peneira por um tempo previamente determinado (foi adotado que se agitasse a peneira até que se observasse que não caia mais material da amostra)
9. Pesou-se o material retido em cada peneira transferindo cuidadosamente cada fração com o auxílio de um pincel de cerdas grossas para um recipiente previamente pesado;
10. Transferiu o material assim obitido para um decker de 250 ml e juntou, com auxilio de uma proveta , como dearticulante 25 ml de solução de hexametafosfato de sódio com a concentração de 45,7g do sal por 1000ml de solução (1).
11. Agitou o decker até que todo o material fique imerso e em seguida deixou em repouso até que o material se depositasse no fundo do recipiente.
12. Verteu-se esta mistura no copo de dispersão removendo-se com agua destilada. Foi adicionado agua