Mecanica dos solos
Relatório nº 1 - Preparação da amostra
Relatório nº 2 - Granulometria
Relatório nº 3 - Determinação da umidade: estufa
Relatório nº 4 - Determinação da umidade: frigideira
Relatório nº 5 - Determinação da umidade: álcool
Relatório nº 6 - Determinação da umidade: speedy
Relatório nº 7 - Densidade real dos grãos
Relatório nº 1
- Objetivo do ensaio 1:
Preparar 2,5 kg que representem os 50 kg iniciais de amostra recebida, ou seja, deixar a amostra resultante homogênea para os próximos ensaios, e separar parte da amostra em 3 cápsulas diferentes que serão usadas posteriormente na granulometria.
- Material utilizado:
Repartidor de amostras
Almofariz
Mão-de-grau
Balança decimal
Peneiras #10 e #200
3 cápsulas
- Desenvolvimento:
Inicialmente a amostra foi homogeneizada com o repartidor de amostras e dividida igualmente até chegar a aproximadamente 2,5kg. Depois, a amostra foi deixada 24h ao ar livre para reter umidade higroscópica. Após esse processo, é feito o destorroamento, onde, com o auxílio de um almofariz e uma mão-de-grau, são desfeitos os torrões (aglomerações de partículas do solo devido à umidade).
Depois de realizado esse processo, parte da amostra foi separada (1604,4g) e peneirada na peneira #10. O que ficou retido na peneira foi lavado e posto numa cápsula, que foi levada para a estufa.
Da amostra passada na peneira #10, foram separados 150g, que foram passados na peneira #200, lavados e colocados numa segunda cápsula, que também foi para a estufa.
Por fim, foi levada uma terceira cápsula para a estufa, de peso 38,4g (cápsula + solo úmido).
- Cálculos:
Peso total da amostra úmida: 1604,4g
Peso da cápsula: 14,2g
- Conclusão: Ao final, foram 3 cápsulas para a estufa: uma com agregados miúdos lavados, uma com solo úmido não lavado (solo seco) e outra com o solo lavado (solo úmido).