Economia - Curva de Produção
Curva de Possibilidades de Produção - Gustavo Roberto de Freitas
Gustavo Roberto de Freitas – RA C162JH-4
A Curva de Possibilidades de Produção (CPP) indica a capacidade máxima de produção, ilustra a escassez de recursos limitada a capacidade produtiva de uma sociedade, empresa ou país.
É chamado de produção potencial o limite máximo da produção de um país, esse limite é dado devido à escassez dos recursos. A Curva de Possibilidades de Produção considera toda a força de trabalho da sociedade, ou seja, quando todos os recursos disponíveis estão empregados e não há capacidade ociosa.
A função supõe apenas a produção de dois bens, utilizando o máximo de recursos disponíveis, para isso é necessário fazer uma escolha da quantidade do bem a ser produzida.
Essa escolha é também chamada de trade-off, quando se abre mão de um bem para se obter um outro bem distinto.
Imagine uma sociedade que produz alimentos e/ou bens de consumo, dado momento ela vê a possibilidade ou necessidade de produzir máquinas e/ou bens de capital.
Utilizando os mesmos recursos, ou seja, a sociedade não fez nenhum tipo de investimento ou contratação de mão de obra, exatamente os mesmos recursos que ela utilizava na produção de alimentos, ela utilizará na produção de bens de capital.
Como os recursos eram utilizados em sua máxima capacidade produtiva, então será necessário abrir mão da produção de alimentos para produzir máquinas, e esse trade-off é dado por uma certa função .
Tabela de possibilidades de produção:
Alternativas de produção
Máquinas (milhares)
Alimentos (toneladas)
A
25
0
B
20
30,0
C
15
47,5
D
10
60,0
E
0
70,0
Notamos que na alternativa A está produzindo 25 mil máquinas, mas não está produzindo alimentos. Já na alternativa E está produzindo 70 toneladas de alimento, mas não está produzindo máquinas. As demais alternativas (B, C, D) são intermediárias, ou seja, produzem ambos os produtos.
A curva ABCDE