Noçoes gerais de economia
Objetivo
Demonstrar os principais fatores que influenciam a atividade econômica, sua necessidade de escolha, os fatores de produção e as curvas de possibilidades de produção que a economia possa apresentar.
Introdução
1 - Definições de Economia;
Economia é uma ciência social que estuda a produção, circulação e consumo de bens e serviços que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas. Economia é o estudo de como indivíduos e sociedade alocam seus recursos limitados para tentar satisfazer suas necessidades ilimitadas. Economia pode ser definida como a ciência social que estuda a maneira pela qual os homens decidem empregar recursos escassos, a fim de produzir diferentes bens e serviços e atender às necessidades de consumo. Em resumo: a economia é o estudo da escassez e da escolha.
Qual a importância da economia?
Como a Economia é uma ciência que estuda a escassez e é uma ciência social, cabe no conteúdo teórico fornecer algumas informações, como, quando e para quem produzir, como se determinam os preços, o que gera o desemprego as suas conseqüências, qual o papel do governo, das relações internacionais, da inflação, crescimento e desenvolvimento regional, nacional entre outros. A economia não é só relevante para a política e os negócios, mas, se concentra em todas as escolhas que as pessoas fazem, assim como nas conseqüências pessoais e sociais desta escolha.
Por que estudar economia?
Porque as condições econômicas afetam toda a nossa vida, mesmo antes de nascermos e até depois que morremos, determinam a nossa maneira de viver, aquilo que gostamos aquilo que comemos, a escola que freqüentamos, a profissão que exercemos, o quanto ganhamos, entre outros. As condições econômicas afetam a estabilidade, a distribuição de renda, as relações econômicas nacionais e internacionais, entre outros.
O que são as Necessidades humanas?
Entende-se por necessidade humana a sensação da falta de alguma coisa unida ao desejo de