Mecanica dos SOlos
1. Introdução
O ensaio de granulometria é o processo utilizado para a determinação da percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de partículas representa na massa total ensaiada. Através dos resultados obtidos desse ensaio é possível a construção da curva de distribuição granulométrica, tão importante para a classificação dos solos bem como a estimativa de parâmetros para filtros, bases estabilizadas, permeabilidade, capilaridade etc. A determinação da granulometria de um solo pode ser feita apenas por peneiramento ou por peneiramento e sedimentação, se necessário.
A consistência do solo está entre as características mais importantes no estudos da engenharia. Ela determina o comportamento do solo ante determinadas tensões e deformações. O grau de consistência do solo, exerce considerável influência sobre o regime de água no mesmo, afetando a condutividade hidráulica e permitindo fazer-se inferências sobre a curva de umidade. O fator de consistência também é determinante na resistência do solo à penetração e na compactação e seu conhecimento possibilita a determinação do momento adequado do uso de técnicas que favoreçam um bom manejo do solo, propiciando melhor conservação do mesmo, além de diminuir a demanda energética nas operações mecanizadas.
2. Objetivo
Proceder a realização do ensaio de granulometria através do peneiramento com a finalidade de obter a curva granulométrica de um solo.
O ensaio no aparelho de Casagrande tem como objetivo medir, indiretamente, a resistência do solo, dado para um teor de umidade.
3. Equipamentos
Os principais equipamentos e utensílios utilizados para os dois ensaios foram: balança, estufa, jogo de peneiras e o aparelho de Casagrande.
4. Métodos
Primeiramente foi pesado a amostra de solo e também cada peneira vazia usada no ensaio. Foi feito o destorroamento do solo e logo depois o solo foi colocado nas