Mecanica dos solos
ENGENHARIA CIVIL
NOME: Jose Carlos dos Santos RA-2210108903
SALA:325 – TURMA: D – NOTURNO
1-Defina os seguintes termos:
Geologia: Geologia é a ciência que estuda a crosta terrestre, a matéria que a compõe, sua estrutura e textura, sua formação e as alterações que ocorreram desde sua origem.
Mineralogia: Mineralogia é a ciência que estuda os minerais, o que são, como são formados e onde ocorrem.
Mineral: um mineral é um elemento ou composto químico que normalmente é cristalino e que é resultado de processos geológicos.
Rocha: Substância natural sólida, constituída por minerais ou outras substâncias naturais como o vidro vulcânico.
Rochas sedimentares: é um tipo de rocha constituída de sedimentos, que são as inúmeras partículas de rocha, lama, matéria orgânica, podendo até mesmo possuir em sua composição restos corpóreos de vegetais e animais.
Rochas intrusivas: rochas intrusivas intrusiva é aquela formada em condições de confinamento ;ou seja,em regiões profundas da crosta terrestre ,se cristaliza em grande profundidades e se resfria muito lentamente,por esta em ambiente aquecido pelo processo geotérmico.
Rochas plutônicas: são formadas devido a lenta cristalização de um magma em profundidade, como em geral o seu arrefecimento é lento ocorre a cristalização dos seus minerais.
Intemperismo: O termo intemperismo é aplicado às alterações físicas e químicas a que estão sujeitas as rochas na superfície da Terra, porém esta alteração ocorre in situ, ou seja, sem deslocamento do material. O intemperismo é de grande importância também na formação dos solos, pois em algumas regiões onde há grandes formações rochosas a fixação de plantas é mais difícil em relação a regiões de solo estruturalmente menos rochosos.
Mecanica dos solos: A mecânica dos solos estuda as características físicas dos solos e as suas propriedades mecânicas (equilíbrio e deformação) quando submetido a acréscimos ou alívio de tensões.