Mecanica dos solos
| | |
|ST 409 - ST - 624 |2005 |
MECÂNICA DOS SOLOS
[pic]
N O T A S D E A U L A
MECÂNICA DOS SOLOS
I - INTRODUÇÃO: Este material didático, foi trabalhado com o intuito de através de uma linguagem simples, fazer com que os leitores e usuários entendam melhor o solo, que é uma ciência relativamente recente, e requer mais e mais estudiosos para atingirmos a meta científica do desenvolvimento humano.
Os estudos da mecânica dos solos levam-nos ao conhecimento das características físicas dos solos, através de ensaios ou experiências. Na área das ciências exatas o que predomina é o conhecer o solo quanto a sua estrutura e formação, para solicitá-los e utilizá-los.
I -1- HISTÓRICO:
Período Clássico: Vauban -1687 Coulomb-1773 Rankine -1856
Neste período, os solos eram analisados com propriedade dos materiais homogêneos e estudos mais no ponto de vista matemático do que físico. Todos os estudos relativo a solos, se baseavam em dados empíricos.
Período Contemporâneo: Karl Terzaghi - 1925
Em decorrência aos insucessos das pesquisas e das análises matemáticas do período clássico, o solo passou a ser analisado experimentalmente e em observações dos fenômenos que ocorriam naturalmente. Nesta época, evidenciava –se o desenvolvimento industrial e conseqüentemente uma expansão muito grande de estradas e transportes, bem como a construção civil fazendo com que os estudos dos solos se evidenciassem também.
II – ORIGEM E FORMAÇÃO DOS SOLOS:
II– 1 – O GLOBO TERRESTRE: Segundo pesquisas, o globo