Mecanica dos fluidos
Passo 1
A compressibilidade: define-se como sendo uma variação infinitesimal do volume por unidade de variação de pressão.
Em termos mais simples, é a propriedade que a matéria apresenta quando sofre a ação de forças adequadamente distribuídas, tendo seu volume diminuído. É também este termo a propriedade dos corpos que podem ser comprimidos.
Em termos habituais, a compressibilidade dos líquidos é quase nula. Variações simultâneas da pressão e do volume de um gás em temperatura constante implicam na sua compressibilidade.
Viscosidade: É a propriedade pelo qual um fluido oferece a resistência ao cisalhamento. A resistência ao cisalhamento é o principal resultado da transferência da quantidade de movimento molecular. Dentro de um fluido existe sempre movimento de moléculas para um lado e para o outro de qualquer superfície tomada nesse fluido.
Quando uma camada se move em relação a outra adjacente, há transferência de quantidade de movimento molecular de um lado a outro de forma que surge uma tensão de cisalhamento aparente que reduz o movimento relativo e tende a igualar as velocidades de camadas adjacentes.
A viscosidade pode ser imaginada como sendo a “aderência” interna de um fluido. É uma das propriedades que influencia a potência necessária para mover um aerofólio através da atmosfera. Ela é responsável pelas perdas de energia associadas ao transporte de fluidos em dutos, canais e tubulações.
Além disso, a viscosidade tem um papel primário na geração de turbulência. Nem seria necessário dizer que a viscosidade é uma propriedade extremamente importante a ser considerada em nossos estudos de escoamento de fluidos. A reologia é o estudo de escoamento e deformação da matéria, ou seja, é o estudo do comportamento de fluidez. Os componentes dos fluidos podem apresentar diferentes formas geométricas característica de ligação tamanhos variados que lhe conferem comportamentos distintos.
Propriedades de viscoelasticidade
Reologia inclui o