Mecanica de solos
Disciplina: Mecânica dos Solos
Primeira Lista de exercícios: 1. Descreva, de maneira sucinta, os processos de formação rocha−solo. Comente a possibilidade de em um perfil qualquer de solo encontrarmos uma camada de solo residual sobrejacente a uma camada de solo sedimentar. R1: Os processos de formação rocha-solo designam-se intemperismo. Todos os solos se originam da decomposição das rochas que constituíam inicialmente a crosta terrestre. A decomposição é decorrente de agentes físicos e químicos. Os agentes físicos podem ser: Variacao da temperatura, Congelamento de agua, Accao Coloidal e Decomposicao. Os agentes químicos sao: hidratação, hidrólise, oxidação, lixiviação, troca de cátions, carbonatação, etc. Não existe a possibilidade de uma rocha residual estar por cima da sedimentar, dado que a residual provem de uma rocha sã e se apresenta heterogêneo e anisotrópico devido à presença das estruturas das rochas originais. São tamb’em conhecidas por rochas “in situ” por terem sido formados no mesmo local onde se encontram.
2. Distinga intemperismo físico de intemperismo químico citando as principais características dos solos formados pela predominância de um ou outro tipo de intemperismo. Intemperismo físico – Dá-se através de agentes como agua, vento, temperatura e vento. Formam-se particulas grossas, intermédias e por vezes argilas. Intemperismo – processo em que há modificação química ou mineral das rcochas de origem. O agente principal é a agua. Os mecanismos sao a hidrolise, hidratacao, oxidacao, carbonatacao, etc.
3. Fale sobre a influência do agente de transporte na formação de solos sedimentares (se possível desenhar curvas granulométricas típicas para diferentes agentes de transporte). Descreva um perfil de solo residual, citando as características predominantes de cada horizonte de intemperismo. Os sedimentos transportados por gravidade, devido a diferença de nível entre dois