mecanica de fluidos
Exercício 26 – Qual o menor fator de segurança (F.S.) que se pode considerar em um cálculo estrutural?
O menor fator de segurança (F.S.) que se pode considerar é 1, para se evitar uma maior possibilidade de falha. Outros valores dependem do material a ser usado e a aplicação da estrutura.
Exercicio 27 – Explique os limites (elásticos ou plásticos) que consideramos para o prijeto de um eixo e um teto de automóvel. Justifique.
Para um eixo, trabalhamos no regime elástico, pois durante o trabalho ele sofre tensões e deforma, mas deve sempre retornar ao seu estado inicial para não comprometer o seu funcionamento, o funcionamento da maquina e a segurança do sistem.
Já o teto de um automóvel deve trabalhar no seu regime plástico, para no caso de um acidente, o teto recebera o impacto, a carga, e ira deformar sem voltar ao seu estado inicial, absorvendo a carga e aumentando a segurança dos passageiros.
Exercicio 28 - Em um projeto de formula 1 qual a proposta considerada; absorver ou dissipar energia? Justifique?
A proposta é dissipar energia, permitir que em caso de um acidente o carro fique completamente destruído, para que a célula de sobrevivência onde se encontra o piloto permaneça intacta.
Exercicio 29 – Quanto a proposta de um projeto estrutural solicita melhorar a deformação por flexão de um perfil em “viga I”. Qual a melhor solução enrijecer a “alma” ou a “flange” desse perfil? Justifique.
A melhor proposta é enrijecer a “flange”, pois assim conseguimos diminuir os valores de tração e compressão, diminuindo assim a deformação por flexão.