sensores inteligentes
Este tipo de motor de corrente alternada são utilizados em locais que possuem alimentação monofásica e operam em gamas de potência mais baixas.
O motor de indução monofásico e o motor universal são exemplos deste tipo de motores.
Motor de Indução Monofásico
O motor de indução monofásico é um motor assíncrono alimentado por um sistema de corrente alternada monofásico. A sua construção e o seu funcionamento são parecidos ao do motor de indução trifásico.
Estes motores são menos utilizados na indústria que os homólogos trifásicos, mas ocupam um espaço importante nos motores de pequena potência.
Têm várias aplicações como em máquinas de lavar, frigoríficos, bombas de água, ventiladores, ar condicionado, sistemas de frio, ferramentas eléctricas.
Relativamente ao motor trifásico, o motor de indução monofásico, para a mesma potência, é mais volumoso, apresenta menor binário de arranque e nominal, possui rendimento e factor potência inferiores, bem como possui um ruído superior.
Este motor, ao contrário do motor trifásico, que arranca directamente a partir da rede eléctrica, necessita de um enrolamento auxiliar para arrancar por si.
Constituição
O motor monofásico tem uma constituição interna semelhante à do trifásico, com a diferença de que o estator, na sua forma mais simples, tem apenas um enrolamento, formado por duas bobinas alimentadas por fase e neutro da rede.
O rotor é constituído por um núcleo ferromagnético do tipo gaiola de esquilo, não sendo o rotor bobinado utilizado nestes motores.
Princípio de funcionamento
Por ter apenas uma fase de alimentação, este motor, quando se alimenta o estator, a corrente alternada produz um campo magnético, que em vez de ser girante é pulsante.
Este campo magnético está sempre na mesma direcção, embora a sua intensidade varie e mude de sentido.
Existindo variação do fluxo nos condutores do rotor, geram-se forças electromotrizes induzidas nesses condutores. Como os condutores