md em bi 07 1
Evidências e explicações sobre evolução dos seres vivos
Autor: Fábio Augusto Rodrigues e Silva
Sumário
O FIXISMO o As consequências do pensamento fixista
NOVAS VISÕES SOBRE MUNDO: MUDANÇA OU TRANSFORMAÇÃO o A importância dos fósseis
O PENSAMENTO EVOLUCIONISTA o A teoria de Lamarck o A teoria de Darwin
Os pressupostos de Darwin
Conceitos importantes para entender a seleção natural
O CONCEITO DE ADAPTAÇÃO: COMPARANDO LAMARCK E DARWIN
CONTRIBUIÇÕES A TEORIA DE DARWIN
TEXTO COMPLEMENTAR
SUGESTÕES COMPLEMENTARES
Evidências e explicações sobre evolução dos seres vivos
5.1 - Conhecer e refletir sobre o pensamento fixista e criacionista. Discutir os limites desta visão de mundo e os possíveis contextos para a sua aplicação
O FIXISMO
Até meados do século XIX, a maior parte dos teólogos e naturalistas, cientistas da época que estudavam a Terra e os seres vivos, acreditava que o nosso planeta e os organismos que o habitam eram ou são imutáveis. Essa ideia é denominada de Fixismo. Os pensadores fixistas também acreditavam que o mundo e as espécies foram criados por um Criador que planejou tudo e teria feito o mundo em um único ato de criação. Essa ideia de que tudo que observamos hoje: os diversos ambientes, as plantas e os animais, seriam o resultado desse processo divino de criação é denominado de Criacionismo.
QUESTÃO 1:
Observe as figuras abaixo:
Figura: "Urizen como o criador do mundo material" Figura: “A criação de Adão” de William Blake
Essas duas figuras são produções de William Blake (1757-1827).e, um dos mais importantes artistas do século XIX. Blake era místico, muito religioso e passou a vida elaborando textos e imagens revelando uma espiritualidade fora do comum. Sobre essas imagens, responda:
A) Indique qual a origem da concepção fixista e/ou criacionista que permeou durante muito tempo à obra dos artistas, pensadores e naturalistas ocidentais.
B) Será que esse tipo de concepção pode ser