Maçonaria
Introdução
Escolhemos esse assunto, pois é um grupo social amplo e ao mesmo tempo ele é complexo.
Como não existem muitas explicações, foi uma forma de estudar algo que não conhecemos.
Pluralidade dos indivíduos
Maçonaria é uma sociedade discreta, formada apenas por homens livres e de bons costumes, pregam a liberdade, a fraternidade e a igualdade entre os seres humanos.
Quem prática a maçonaria é conhecido como maçons, estes se reúnem em locais chamados de loja.
Interação Social
Os ensinamentos maçônicos buscam sempre nos lembrar de três coisas fundamentais do ser humano, ou seja, deveres para conosco, a humanidade e Deus.
Para conosco: Estabelecer a perfeita conexão entre personalidade e a individualidade, entre o corpo e a alma, procurando o aperfeiçoamento do nosso ser.
Para com a humanidade: Que compreende a família, a pátria e o universo, reconhece em cada ser vivo a mesma expressão vital que sente em si mesmo, sendo que deste reconhecimento nasce o respeito pela vida e o amor a todos.
Para com Deus: Que é o principio de tudo, não podemos reconhecê-lo como um principio abstrato, mas reconhecer sua presença em cada ser vivo.
Organização
Os maçons se organizam em grupos, que eles chamam de Loja, as lojas espalhadas no mundo seguem os parâmetros estabelecidos pela Grande Oriente que licencia a abertura de novas lojas. As lojas são organizadas por nome, número e titulo e entre os Maçons há senhas, apertos de mão e sinais secretos para que se reconheçam.
Consciência Grupal
A maçonaria ser rígida em seus princípios, mas é absolutamente tolerante com toda as pessoas, ensinando aos iniciados que o mais importante é respeita a opinião de todos, ainda que difiram de suas próprias, desafiando a todos a mais sincera tolerância. A maçonaria cultiva a evolução intelectual, que consequentemente fará com o seus membros