Maycon Henrique Marques Barcelos
A mãe relata que aos 04 anos de idade a criança começou a apresentar dificuldades de atenção e concentração na escola, segundo o relato da professora. Aos 05 anos procurou atendimento neurológico, e a partir de alguns testes, foi diagnosticado com Transtorno do Déficit de Atenção, não apresentando hiperatividade nem impulsividade. Foi medicado com Ritalina LA 10 mg 1 cp ao dia, sendo que ainda faz uso desse medicamento.
Aos 07 anos de idade começou a ter muitos problemas na escola, pois não conseguia acompanhar a turma e não transcrevia a matéria do quadro. A mãe relata que por isso a professora o deixava de castigo e sem recreio, o que fez com ele desinteressasse pela escola. Após ter sido trocado de sala e receber ajuda de um professor apoio, conseguiu desenvolver a leitura e a escrita. Nessa mesma idade, passou por um exame oftalmológico e foi diagnosticado com Síndrome de Irlen e Dislexia de Leitura. Atualmente não é acompanhado por professor apoio. Sendo assim, foi enviado à escola um laudo médico enfatizando a necessidade do acompanhamento. No entanto a escola alega que o profissional não consegue atender toda a demanda da escola.
A mãe relata que a criança não consegue transcrever do quadro, lê com muita dificuldade e não consegue se lembrar do que aprendeu no dia anterior. Além disso, tem dificuldades na fala e apresenta comportamentos aquém de sua idade. Utiliza de cadernos especiais e cópias ampliadas para conseguir ler. Faz acompanhamento fonoaudiológico há 02 anos, sendo que a mãe não percebeu avanços.
Segundo a mãe, Maycon é muito tranquilo, sociável e afetuoso. Não tem dificuldade em se