MAYARA CAROLINE DE JESUS NASCIMENTO PAS
Curso: Bacharelado em Administração
Disciplina: Fundamentos Antropológicos e Sociológicos
Docente: Cândida Margarida Oliveira Matos
Atividade: Produção da Aprendizagem Significativa (PAS)
Produto: Texto Dissertativo – I Unidade
Estudante: Mayara Caroline de Jesus Nascimento
Este texto trata sobre a diversidade familiar e como ocorre a reelaboração no contexto contemporâneo, direcionando para a família homoparental. Essas famílias vem adquirindo visibilidade ao longo do tempo, principalmente depois que conseguiram o reconhecimento da união estável. Em meio a diversidade e transformações o conceito de família está se reestruturando. “Família’, longe de ser uma unidade natural, representa o agregado de diversas relações, é perpassada por diversas forças institucionais e envolve a participação mais ou menos íntima de diferentes personagens” (FONSECA, 2008, p. 773). Sendo assim, entendemos que o casamento é uma aliança, uma união entre duas pessoas, independente do sexo, cujo objetivo maior é o de constituir uma família baseada no amor, respeito e confiança. Diante disso, nada impede a união de duas pessoas do mesmo sexo, já que tal união se enquadra no que se diz a respeito à casamento.
A sociedade sofre mudanças constantes e estas devem ser, quando necessário, regulamentadas pelo Direito, e é o que aconteceu com o casamento gay. Então como se percebe o casamento gay e as novas constituições de família é algo que está intimamente ligado a todos nós.
Dessa forma, a jurisprudência tem garantido através da analogia, costumes e princípios gerais do direito, a garantia dos direitos deste grupo social, para que seja reconhecido e tratado de forma igualitária, assim como a família nuclear