Max Wertheimer 14
Este trabalho foi orientado pela professora Nádia Rocha da disciplina: Investigação Histórica em Psicologia, elaborado pela aluna Luciana Ventin Amoedo do segundo semestre de Psicologia da Faculdade Ruy Barbosa.
QUARTA-FEIRA, 3 DE OUTUBRO DE 2007
Dados Biográficos
Max Wertheimer foi um expoente psicólogo checo, que ajudou a fundar a Psicologia da Gestalt, juntamente com Kurt Koffka e Wolfgang Köhler. Ele nasceu em uma familia judáica germanófona no dia 15 de Abril de 1880 em Praga e quando era criança pensava em ser músico, chegando até mesmo a aprender tocar violino.
Durante sua infância, entre os anos de 1890 e 1898, ele estudou no Neustädter Gymnasium em Praga. Já em 1900 ele começa a estudar na universidade de Charles University de Praga, cursando direito. Um ano depois do seu ingresso nessa universidade ele desiste da vida jurídica e passa a estudar psicologia e filosofia na Friedrich-Wilhelm University de Berlin, sob tutela de Carl Stumpf, famoso por suas notáveis contribuições para a psicologia da música. Neste período, ele fez diversas leituras nos campos da psicologia, música, filosofia, fisiologia, história e artes.
No ano de 1905 ele recebeu o seu doutorado, sendo o tema da sua dissertação "Tatbestandsdiagnostik", tendo como supervisor: Külpe. Essa tese trata-se de um estudo acerca de um detector de mentiras, que funcionava por meio do emprego do método de associação de palavras.
Entre os anos de 1905 e 1912, Wertheimer fez estudos universitários privados no Instituto de Fisiologia em Praga e em Viena, em hospitais psiquiátricos de Praga, Frankfurt e Viena e estudou música no instituto de Berlim. Neste intere, sabe-se que ele apresentou controvérsias com Jung acerca da técnica de associação das palavras. Em 1910, Wertheimer interessou-se pela percepção do movimento. Com a ajuda de um estroboscopio descobre que, iluminando duas linhas por um breve período de tempo, se têm a sensação de se ver só uma. A este fenômeno chamou de fenômeno fi.