Max Wertheimer 1
Os estudos feitos por Wertheimer foram muito importantes para a psicologia, em particular para a Teoria da Gestalt. Para ele a verdade consiste em determinar a estrutura total de experiência e não em captá-la por sensações e percepções singulares associadas. A partir deste princípio, ele fez experimentos muito importantes para a percepção do fenômono fi. O fenômeno fi está presente quando assistimos a uma projeção cinematográfica: uma série de fotos isoladas e imóveis adquire movimento para a percepção se é apresentada de determinada maneira. Utilizando para esse fim o taquistoscópio, ele pôde provar que o fenômeno fi dependia de certos intervalos de tempo críticos; e o mais importante, sustentou que isso não podia ser explicado a partir dos elementos sensoriais isolados nem de nenhuma outra série de elementos psicológicos. Tratava-se de uma experiência irredutível, na qual a Gestalt ou configuração total precedia as partes. Com esse argumento, ele se opôs abertamente à escola do estruturalismo e os ensinos de Wilhelm Wundt.
Além da descoberta do fenômeno fi, Wertheimer estabeleceu uma série de leis da organização perceptiva, baseando-se na idéia de que essa organização é inata. A Gestalt, portanto, se funda basicamente na doutrina do inatismo. Ele propôs em seu "Raciocínio Visual" certos princípios, citados a seguir:
1) Proximidade:Em condições iguais, eventos próximos no tempo e espaço tenderão a permanecer unidos, formando um só todo:
OO OO OO OO OO OO OO
OO OO OO OO OO OO OO
OO OO OO OO OO OO OO
2) Semelhança:Eventos semelhantes se agruparão entre si:
O X O X O X O X O X O X O
O X O X O X O X O X O X O
O X O X O X O X O X O X O
Essa semelhança se dá por intensidade, cor, odor, peso, tamanho, forma etc. e se dá em igualdade de condições.
3) Semelhança + Proximidade:É a simples adição dos