Max weber
INTRODUÇÃO
Este trabalho faz um estudo sobre Max Weber, abordando de forma direta aspectos como: sua vida, suas obras, contexto sócio-histórico e relação sociologia e funcionalidade e educação. Max Webwr foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Weber é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Seus estudos mais importantes estão nas áreas da sociologia da religião, sociologia politica, administração pública (governo) e economia.
JUSTIFICATIVA AO TEMA MAX WEBER
A intenção da sociolgia é julgar a validez dos atos dos indivíduos. Busca-se compreender o fato social e as instituições, estudar a infra-estrutura econômica para compreender a superestrutura. A sociologia busca compreender e interpretar o sentido e o desenvolvimento e os efeitos da conduta de um ou mais indivíduo referida a outro ou outros. A sociologia estuda o reino social afim de elaborar leis que governe esta esfera da conduta humana.
PROBLEMATIZAÇÃO
Reflexões a partir de Max Weber, de caráter teórico, busca a problematização da modernidade na sua relação com o campo educacional. Assim podemos nos questionar qual a intenção de Weber em relacionar religião e ciência, Porque seguir essa teoria? Quais os pontos positivos e negativos da teoria? Comparando-se a outras teorias, o que se aplicar? E como aplicar.
OJETIVO
As ciências humanas, ao contrário, dizendo respeito à própria experiência humana, seriam introspectivas, utilizando a intuição direta dos fatos, e procurariam atingir não generalidades de caráter matemático, mas descrições qualitativas de tipos e formas fundamentais da vida do espírito. Weber vê como objetivo primordial da sociologia a captação da relação de sentido da ação humana, ou seja, chegamos a conhecer um fenômeno social quando o compreendemos como fato carregado de sentido que aponta para outros fatos significativos. 1. MAX WEBER E SUA OBRA.
Max Weber foi um pensador