Max Weber
RESENHAS Sobre a sociologia econômica de Max Weber
Roniere Ribeiro do Amaral
Doutorando do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
Swedberg, Richard. Max Weber and the idea of Economic Sociology.Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1998.
Sociólogo da universidade de Estocolmo, Richard Swedberg é autor de uma obra de grande significado acadêmico. Especialista numa área pouco difundida em nosso meio, ele publicou em 1998 um estudo muito relevante sobre a Sociologia Econômica de Max Weber.
Em primeiro lugar, trata-se de uma obra sobre aquele que é considerado um dos maiores sociólogos de todos os tempos. Para elaborar esse trabalho, Swedberg consultou figuras acadêmicas de grande peso, tais como S. N. Eisenstadt, Johannes Winckelmann, R. K. Merton, F. W. Graf e Wolfgang Schluchter.
Em segundo lugar, este é um trabalho incomum exatamente porque Swedberg fez algo inédito: debruçar-se sobre o Kapitel II de Wirtschaft und Gesellschaft1 para (re)construir a Sociologia Econômica de Max Weber. Trata-se de um trabalho pioneiro e original. Esse é um grande mérito do trabalho do sociólogo sueco, mas só o primeiro. O segundo é justamente o fato de seu esforço ter sido bem-sucedido. Swedberg oferece um quadro exaustivo dos fundamentos conceituais e metodológicos da idéia de Sociologia Econômica de Weber, respeitando sempre fielmente os fundamentos propriamente sociológicos do sociólogo alemão - o que faz com que se