Max Weber
Para Weber, o que predomina na sociedade capitalista, além da divisão em classes sociais e do mercado, é a racionalização, o prestígio social e as associações de prestígio ou de status dentro das classes.
Exemplo de tipo ideal de burocrata, de acordo com Max Weber, o tipo ideal do burocrata seria o indivíduo que age em cooperação com outros, cujo ofício é separado de sua vida familiar e pessoal, regulamentado por mandatos e pela exigência de competência, conhecimento e perícia.
Estas duas categorias, a ação social e os tipos ideais, combinadas com outras categorias, como o conceito de burocracia e o de racionalidade, vão perpassar boa parte das análises weberianas..
Outro ponto importante no pensamento de Max Weber é a educação. Ele descreve uma educação racional, onde os indivíduos são preparados para exercer as funções dentro da sociedade. Para Weber, a educação é um instrumento para estratificação social, ela forma o indivíduo. Uma educação para a qual esse indivíduo vai seguir suas ações. Weber vê a educação como uma ação social.
Weber aponta três caminhos para a educação: despertar o carisma é o caminho direcionado àqueles indivíduos que são considerados únicos na sociedade, poderão se tornar líderes através do desenvolvimento do pensamento. A pedagogia do cultivo forma culturalmente o indivíduo para que