MAx Weber
Para Weber, a sociologia é uma ciência que procura entender a ação social.
Ação Social
É um comportamento humano, ou seja, uma atitude interior ou exterior voltada para ação ou abstenção. Porém, só é ação social quando ela possui um significado atribuído pelos indivíduos e é orientada pelas ações alheias. Por isso, nem toda ação humana é necessariamente social, embora a grande maioria o seja.
Formas características de ação social
Ação em relação a fins – É praticada quando alguém age com o propósito de observar uma expectativa futura ao interagir com outro(s). É uma ação concreta que tem um fim específico.
Ex.: o engenheiro que constrói uma ponte.
Ação em relação a valores – É aquela definida pela crença consciente no valor – interpretável como ético, estético, religioso ou qualquer outra forma – absoluto de determinada conduta. O ator age racionalmente aceitando todos os riscos, não para obter um resultado exterior, mas para permanecer fiel a sua honra, qual seja, à sua crença consciente no valor. Esse tipo de ação preocupa-se essencialmente com os meios empregados, não importando, muitas vezes, o próprio fim originaria da ação.
Ex.: um capitão que afunda com seu navio.
Ação Afetiva – É praticada, principalmente, quando alguém direciona suas ações em relação ao próximo, sendo que essas ações são motivadas pelas tensões emocionais subjetivas. Neste tipo de ação, tanto os meios como os fins são relevantes para quem a pratica.
Ex: vingança, amor, desprezo, gratidão, ciúmes etc.
Ação Tradicional – É aquela ditada pelos hábitos, costumes, crenças transformadas numa segunda natureza, para agir conforme a tradição o ator não precisa conceber um objetivo, um valor, nem ser impelido por uma emoção, obedece a reflexos adquiridos pela prática.
Ex. Os serviços domésticos, os deveres rotineiros, etc.
Tipo Ideal
Weber também se preocupou muito com a criação de certos instrumentos metodológicos que possibilitassem