Max Weber
Maximilian Carl Emil Weber (Max Weber) foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Weber é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno.
Nasceu em Erfurt –Alemanha- em 21 de Abril De 1964, teve sua formação intelectual no período em que as primeiras disputas sobre a metodologia das ciências sociais começavam a surgir na Europa, sobretudo em seu país, Alemanha. Filho de uma família da alta classe media, Weber encontrou em sua casa uma atmosfera na intelectualmente estimulante, recebeu uma excelente educação secundaria em línguas historias e literatura clássica. Em 1882, começou os estudos superiores em Heidelberg, continuando os em Gottingem e Berlin, em cujas universidades dedicou-se simultaneamente a historia, a filosofia e ao direito. Concluído o curso, trabalhou na Universidade de Berlin, na qual idade de livre-docente, ao mesmo tempo em que servia como assessor do governo.
Em 1893, casou-se e, no ano seguinte, tornou-se professor de economia na Universidade de Friburgo, da qual se transferiu para a de Heidelberg, em 1896 dois anos, sofreu serias perturbações nervosas que o levaram a deixar os trabalhos docentes, só voltando á atividade em 1903, na qualidade de co-editor do Arquivo de Ciências Sócias, publicação extremamente importante no desenvolvimento dos estudos sociológicos na Alemanha. A partir dessa época, Weber somente deu aulas particulares, salvo em algumas ocasiões, em que proferiu conferências nas universidades de Viena e Munique, nos anos que precederam sua morte. Max morreu na cidade de Munique (Alemanha) em 14 de Junho de 1920.
Principais Realizações -Estudos nos campos da economia, sociologia, religião e administração pública.
-Prestou consultoria aos negociadores da Alemanha no Tratado de Versalhes.
-Prestou consultoria á comissão que redigiu a Constituição de Weimar.
Principais Obras
-A ética Protestante e espírito do Capitalismo (1903)
-Estudos sobre a Sociologia (1921)