MAX WEBER
Max Weber, alemão, jurista, economista, sociólogo, historiador e filosofo. Nasceu em 1864 em Erfurt, Turíngia. Filho de um grande industrial têxtil na Alemanha Ocidental. Foi um dos principais nomes da sociologia moderna. Realizou grandes estudos sobre história comparativa e foi um dos autores mais influentes no estudo do surgimento do capitalismo e da burocracia, bem como da sociologia da religião.
FAMILIA
Vem de uma família com grandes nomes. Maximilian Karl Emil Weber , e considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista Alfred Weber. A esposa de Max Weber, Marianne Weber, biógrafa do marido, foi uma das alunas pioneiras na universidade alemã e integrava grupos feministas de seu tempo.
FRASE DE WEBER
“ Político precisa fazer compromissos e o cientista ao contrário não pode jamais faze-lo” “ Exagerar é minha profissão” “ O homem jamais teria alcançado o poss ível se não tivesse tentado o impossível” “ É a descoberta de um novo problema e não um novo objeto, que aliado a um novo método cria uma nova ciência” (polêmica com o positivismo)
AS TAREFAS DO CIENTISTA
Weber dizia que o cientista, como todo indiv íduo em ação, age guiado por seus motivos, sua cultura ou sua tradição. Do ponto de vista do método, qualquer que seja a perspectiva adotada pelo cientista, ela será sempre parcial.
O TIPO IDEAL Max Weber corresponde ao que Florestan Fernandes definiu como conceitos sociol ógicos construídos interpretativamente como instrumentos de ordenação da realidade . O conceito, ou tipo ideal, é previamente construído e testado, depois aplicado a diferentes situações em que dado fenômeno possa ter ocorrido
MAX WEBER
Ação Social - Tipo Ideal
Tarefa do Cientista