Max weber
Seu grande objetivo era a compreensão da sociedade a partir daquele que lhe dá sentido, ou seja, o homem. Só a partir da análise do individuo poderíamos, de acordo com suas ideias, compreender o todo.
Com isso, Weber se junta a outros pensadores de sua época, como Sigmund Freud , e devolve ao homem o papel de indivíduo e de agente social. Esse indivíduo deixa de ser um ser passivo e ganha o papel principal do cenário social; ele se transforma em fonte de conhecimento.
Assim, além de sua perspectiva histórica, a sociologia weberiana apresenta outra inovação, a saber: um novo objeto de estudo sociológico. Esse objeto de estudo seriam as ações sociais.
. Conceitos
Ação Social
Segundo Weber, a ação social é uma ação cujo sentido é orientado para o outro,mas só o indivíduo é capaz de realizar essas ações sociais.Para ele,exitem quatro tipos de ações sociais:
1 ) ação tradicional: aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado,ou seja,ação tomada de forma automática,sem pensar.
2 ) ação afetiva: aquela determinada por afetos ou estados sentimentais,com maior participação do agente.
3 ) racional com relação a valores: determinada pela crença consciente num valor considerado importante, independentemente do êxito desse valor na realidade.É aquela em que o sociólogo consegue construir uma racionalidade a partir dos valores presentes na sociedade.
4 ) racional com relação a fins: Se leva em consideração os fins que ele pretende atingir e os meios disponíveis para isso.O individuo avalia se a ação que ele quer realizar vale a pena, tendo em vista as dificuldades que ele precisará enfrentar em decorrência de sua ação.
Relação Social
A relação social é o sentido compartilhado da ação, não é o encontro de pessoas, mas a consciência de ambas do sentido da ação. Dotada de conteúdos significativos que descansam na probabilidade de que se agirá socialmente de um certo modo, o que inclui oportunidade e risco. A vida social é