Slide SO
Curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Sistemas Operacionais
1. Considere um sistema computacional com 40Kb de memória principal e que utilize um sistema operacional de 10Kb que implemente alocação contígua de memória. Qual a taxa de subutilização da memória principal para um programa que ocupe 20Kb de memória?
2. Suponha um sistema computacional com 64Kb de memória principal e que utilize um sistema operacional de 14Kb que implemente alocação contígua de memória. Considere também um programa de 90Kb, formado por um módulo principal de 20Kb e três módulos independentes, cada um com 10Kb, 20Kb e 30Kb. Como o programa poderia ser executado utilizando-se apenas a técnica de overlay?
3. Considerando o exercício anterior, se o módulo de 30Kb tivesse seu tamanho aumentado para 40Kb, seria possível executar o programa? Caso não possa, como o problema poderia ser contornado?
4. Qual a diferença entre fragmentação interna e externa da memória principal?
5. Suponha um sistema computacional com 128Kb de memória principal e que utilize um sistema operacional de 64Kb que implementa alocação particionada estática relocável. Considere também que o sistema foi inicializado com três partições: P1 (8Kb), P2 (24Kb) e P3 (32Kb). Calcule a fragmentação interna da memória principal após a carga de três programas: PA, PB e PC.
a. P1 ← PA (6Kb); P2 ← PB (20Kb); P3 ← PC (28Kb)
b. P1 ← PA (4Kb); P2 ← PB (16Kb); P3 ← PC (26Kb)
c. P1 ← PA (8Kb); P2 ← PB (24Kb); P3 ← PC (32Kb)
6. Considerando o exercício anterior, seria possível executar quatro programas concorrentemente utilizando apenas a técnica de alocação particionada estática relocável? Se for possível, como? Considerando ainda o mesmo exercício, seria possível executar um programa de 36Kb? Se for possível como?
7. Considere que os processos da tabela a seguir estão aguardando para serem executados e que cada um permanecerá na memória durante o