max weber
Prof. Pedro Mahfuz Junior
As organizações formais têm grande importância na sociedade moderna, por essa razão inúmeros cientistas dedicaram-se a estes estudos, um desses cientistas foi Max Weber.
Max Weber nasceu em 1864, na Prússia. Em 1920 morreu por ter contraído a gripe que na Europa viria a matar mais gente, do que a Primeira Guerra Mundial.
Na verdade, Weber nunca produziu uma obra completa, sua obra mais famosa, Economia e sociedade, foi feita com base em fragmentos.Em 1930, o sociólogo americano Talcott Parsons traduziu suas obras projetando-o no cenário internacional. Em meados dos anos 40, seus escritos sobre a burocracia foram traduzidos para inglês. (Maximiano,p.133).
Para Weber, as organizações formais modernas baseiam-se em leis, que as pessoas aceitam por acreditarem que são racionais,ou seja, definidas em função do interesse das próprias pessoas e não para satisfazer aos caprichos arbitrários de um dirigente.
As organizações formais, ou burocráticas, apresentam três características principais, que as distinguem dos grupos informais ou primários:
1-formalidade
2-impessoalidade
3-profissionalismo
Formalidade: as burocracias são essencialmente sistemas de normas. A figura da autoridade é definida pela lei, que tem como objetivo a racionalidade das decisões baseadas em critérios impessoais.
Impessoalidade: as pessoas são ocupantes de cargos ou posições formais. Alguns dos cargos são de figuras de autoridade. A obediência é devida aos cargos, não aos ocupantes.Todas as pessoas seguem a lei.
Profissionalismo: as burocracias são formadas por funcionários. Os funcionários são remunerados, obtendo os meios para sua subsistência. As burocracias funcionam como sistemas de subsistência para os funcionários.
Essas três características acima formam o chamado tipo ideal de burocracia, criado por Max Weber.( Maximiano,p.134).
Segundo Caravantes(2005,p.65), uma preocupação, de