Max weber
Considerado um clássico de primeira grandeza, Marx Weber, sociólogo alemão, viveu em um período de intensa industrialização, tendo contato com os grandes problemas políticos de sua época. Realizou estudos de direito, filosofia, história, economia e sociologia, dispensando grande dedicação à pesquisa e reflexão metodológica. Desenvolveu a teoria da Sociologia Compreensiva, ou seja, uma teoria que vai entender a sociedade a partir da compreensão dos ‘motivos’ visados subjetivamente pelas ações dos indivíduos.
Embora tenha produzido um variado número de escritos, boa parte destes não pertence ao campo da sociologia - dos sociólogos - a maioria trata de problemas concretos e não de teoria geral. No entanto, sua inteligência era altamente analítica e, embora tratando de problemas não orientados para a teoria, trouxe importantes contribuições.
Em sua obra “A Ética protestante e o Espírito do Capitalismo”, Weber procurou avaliar a contribuição da ética protestante na promoção do moderno sistema econômico, examinado implicações das orientações religiosas na conduta econômica dos homens.
Ao morrer, deixou inacabada sua principal obra no setor da teoria sociológica, um tratado monumental: Economia e Sociedade. Foi uma grande tarefa preparar para publicação os inúmeros fragmentos dessa obra que já se encontravam bastante além do estágio preliminar. Mas ou menos ao mesmo tempo, suas colaborações em vários jornais e outros trabalhos seus foram coligidos e publicados como Escritos Reunidos, dos quais três volumes versam sobre Sociologia da religião, um sobre história social e econômica, um sobre Sociologia e Política Social, e um sobre o que hoje denominamos Sociologia do conhecimento. 2. VIDA
Max Weber nasceu na cidade de Erfurt, na Turíngia, no dia 21 de abril de 1864. A Turíngia está hoje sumida no anonimato da República Democrática Alemã, o Estado comunista da Alemanha Oriental. Sua família definia-se pelo protestantismo. Os antepassados de seu pai