Maua
O conhecimento científico busca respostas a partir de uma mistura bem elaborada sobre fatos e realidade, com linguagem precisa e rigorosa, para que assim se comprove a sua veracidade. A ciência é um campo amplo, sempre em evolução. Diferente do senso comum, ela exige objeto específico, métodos e técnicas. Já a filosofia é um conhecimento que usa mais a racionalidade e o questionamento para formular as suas ideias. Basicamente, a filosofia estuda os mistérios e princípios morais do homem.
Por fim, temos os conhecimentos religiosos e artísticos. O primeiro vem de nossos antepassados e é registrado em escrituras sagradas. O segundo vem se aperfeiçoando, porém, desde a Antiguidade, esse conhecimento é expressado. Os homens, há mais de 40 mil anos, já produziam arte, desenhando o que viam, como a si mesmos e as suas próprias caças.
2- Os conhecimentos da Psicologia Científica podem ser usados na forma de entender as pessoas envolvidas em determinada situação, facilitando assim, a compreensão de todos os lados acerca de uma discussão. No jornalismo, a Psicologia Científica promove o conhecimento dos motivos que levam algo a acontecer, garantindo assim o entendimento de várias opiniões sobre determinado assunto. Um exemplo disso ocorre no jornalismo investigativo, no qual se busca entender os motivos que levaram alguém a cometer algum crime.
Além disso, a Psicologia Científica garante também a imparcialidade diante de fatos e opiniões, que é a regra absoluta na profissão de jornalista.