Matériais Metálicos
MATERIAIS METÁLICOS
CURSO: Engenharia Mecânica – 4º Semestre
Prof. Francisco Nascimento
NOTA DE AULA – 01
1. INTRUDUÇÃO
A indústria moderna, em todos os seus setores produtivos, está exigindo equipamentos e componentes mecânicos cada vez mais sofisticados; daí a necessidade de conhecer-se com razoável profundidade, os materiais empregados no seu projeto e construção, sobretudo os metálicos, os quais constituem ainda a principal fonte de suprimento de matéria prima necessária.
O emprego da ligas metálicas na engenharia e na indústria é baseado, principalmente, nas suas propriedades mecânicas, embora, em muitas aplicações, além dessas, outras propriedades devem ser consideradas como resistência a corrosão, resistência ao calor, características elétricas, etc.
2. OS MATERIAIS METÁLICOS
Os metais constituem o mais importante grupo de materiais de construção, graças às inúmeras aplicações nos vários campos da engenharia. O seu crescente emprego e importância devem-se principalmente ao contínuo conhecimento que se tem adquirido de suas propriedades e do seu comportamento, sob a ação das diversas condições de serviços, assim como ao constante aperfeiçoamento dos métodos de fabricação e tratamento, e ao progressivo desenvolvimento de novas ligas.
O metal mais empregado é ainda o ferro. Outros metais, contudo, como o alumínio, o cobre, o chumbo, o zinco, o estanho, o níquel e o manganês são imprescindíveis em muitas aplicações, de modo que sua importância é igualmente considerável.
2.1. Ocorrência dos Metais
Alguns metais são encontrados no estado chamado “nativo”, ou seja, na sua forma praticamente pura, como exemplo: o ouro, platina e, mais raramente, o cobre, a prata e o mercúrio.
Na maioria das vezes, contudo, os metais são encontrados na forma combinada com outros elementos, constituindo os chamados “minerais”, os quais são essencialmente compostos químicos, tais como óxidos, hidróxidos, sulfetos, carbonatos, etc., aos quais se dão