matriz e vetor
O conteúdo apresenta alguns conceitos abstratos, que demonstra como é importante para solucionar problemas e como pode ser concretizadas em linguagem de programação.
2 Estruturas de Dados
2.1 Definição
Estruturas de dados apresenta técnicas para construção de um sistema para computador, contudo o estudo geral de estruturas de dados envolve algoritmos que trabalham dados organizados na memória, de maneira mais sofisticada. É mais ou menos como manter um guarda- roupas organizado no lugar de um monte de coisas atiradas no meio do quarto de qualquer jeito.
A organização de dados em memória permite a construção de algoritmos sofisticados e eficientes.
2.2 Tipos de dados
As Estruturas de dados mais utilizados são:
Pilha
Matriz
Vetor
Operações que podem ser feitas com essas estruturas são:
Inserção
Remoção
Leitura
Substituição
Dados considerados Básicos:
Dados Numéricos: armazenam valores numéricos.
Dados Alfanuméricos: armazenam valores alfabéticos, numéricos, sinais, etc...
Dados Lógicos: armazenam valores lógicos. Em muitos casos, a utilização dos dados básicos pode satisfazer o requisito de uma aplicação. Em outros casos, pode-se utilizar um tipo de dados um pouco mais sofisticado, do tipo matrizes e vetores.
2.3 Tipos de dados abstratos
Uma ferramenta útil para especificar as propriedades lógicas de um tipo de dado é o tipo de dado abstrato, ou TDA. Fundamentalmente, um tipo de dado significa um conjunto de valores e uma sequência de operações sobre estes valores. Este conjunto e estas operações formam uma construção matemática que pode ser implementada usando determinada estrutura de dados do hardware ou do software. Esta expressão “tipo de dado