Matriz do pensamento psicológico
Este trabalho pretende estimular a busca pela investigação, conhecimento e publicação de trabalhos científicos. Trata-se de descrições de fatos históricos, ausente qualquer tipo de participação. Nossa intenção é aprimorar a prática investigativa, seguindo a temática sugerida pela professora e tendo como base pesquisas bibliográficas.
A disciplina Matriz do Pensamento Psicológico I é focada no estudo da Psicanálise, e tem Anna Freud como uma de seus vários representantes. Dito isto, parece ficar claro que a disciplina Matriz do Pensamento Psicológico I não é um simples conteúdo a ser decorado pelos alunos, para ser somente verificando em um dia de prova. Trata-se então de aprender observando, fichando, entrevistando entre outras técnicas.
Procuramos, na medida do possível, seguir rigorosamente as regras definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT. A estrutura deste trabalho deve-se à sistematização completa e rígida, serve de relatório para acompanharmos e seguirmos mediante a desenvoltura do trabalho de pesquisa.
Anna Freud
Por ter vivido durante praticamente todo o século XX, Anna Freud pôde observar as mudanças no mundo e, consequentemente, no comportamento da sociedade. Nasceu em Viena, em 3 de dezembro de 1895, justamente o ano ao qual Freud - que apenas iniciava sua carreira de médico - atribuiu sua descoberta sobre o inconsciente e o significado dos sonhos. Seu nome foi uma homenagem a Anna Lichtein, filha de um professor que, mais tarde, se tornou grande amigo de seu pai. Freud nunca escondeu seu desapontamento por ter tido uma menina, ao invés de um filho homem. Um lacônico telegrama foi o suficiente para comunicar o nascimento da criança a Wilhelm Fliess, amigo íntimo e médico com o qual se correspondia constantemente.
Anna cresceu tendo que dividir a atenção do pai com a psicanálise e mais os seus cinco irmãos mais velhos, com os quais não tinha um relacionamento muito bom. Sua maior disputa em criança foi com a irmã