Matlab
1a Parte
1a Parte: Objetivos
1) Conhecer o ambiente de trabalho do Matlab 2) Saber onde encontrar ajuda sempre que necessário 3) Variáveis, seus tipos e seus escopos 4) Comandos Matemáticos 5) O que é uma função 6) Estruturas lógicas 7) Introdução aos gráficos
1) O Ambiente de Trabalho: O ambiente de trabalho do Matlab 6 é apresentado abaixo. O ambiente é dividido basicamente em 3 regiões. A região principal é a Command Window onde o usuário entra com os comandos. Nas versões anteriores só tínhamos a Command Window, ocupando a tela toda. Na parte superior esquerda temos a Launch Pad, onde são encontrados links para informações sobre os toolboxes instalados (lembre-se que o Matlab não é um pacote fechado, ele é vendido com uma serie de toolboxes opcionais). Também na parte superior esquerda temos a Workspace. Essa janela informa as variáveis armazenadas no ambiente de trabalho (“workspace”), e será muito útil quando estivermos programando. Na parte inferior esquerda temos Command History, exibindo os últimos comandos usados. Pode ser útil quando temos de repetir seqüência de comandos, ou localizar uma determinada sintaxe de comando usada no dia anterior. Também no canto inferior esquerdo temos o Current Directory: quando usamos arquivos de programação, é necessário informar ao Matlab onde esses arquivos se encontram. Para isso é possível usar a janela Current Directory ou então a combo-box Current Directory localizada na barra de ferramentas. Um terceiro modo de informar o diretório de trabalho é através do comando “cd” (análogo ao comando CD do ambiente DOS).
2) Programando em Matlab:
A forma mais intuitiva de programação Matlab é usar uma seqüência de comandos digitados na Current Window. Experimente! Ok, funciona. Mas e se quisermos repetir as contas? Teremos de digitar toda a seqüência novamente! Vamos supor que estejamos calculando um Flash. A seqüência de cálculos é longa, seria muito desagradável não poder salva-la.