matimatica
CIÊNCIAS CONTABEIS E ADMINISTRAÇÃO
2 º SEMESTRE
ANA PAULA PEREIRA DOS SANTOS R.A. 419894
EDUARDO NOBREGA TEIXEIRA R.A. 411506
ELAINE MARCO DA SILVA R.A. 407339
NATANAEL ALVES DA SILVA R.A. 445583
PAULO ANDRÉ SOUZA GOMES R.A. 409916
RAYANE DE CASTRO SILVA R.A. 436669
ATPS DE ECONOMIA
PROFESSOR EAD: RENATA M.A. DALPIAZ
TUTOR PRESENCIAL: CYNTHIA HELBER
PORANGATU/GOIÁS
2013
Introdução
A produção de leite e um processo complexo que envolve diversos fatores de produção e comercialização, Fatores de produção, nutrição, tecnologia, manejo, suplementação mineral e reprodução. Fatores comerciais normalmente verão um mercado controlado pelas grandes empresas lácteas e os produtores com pouco poder de negociação, mas temos em favor dos produtores um mercado aquecido pelo crescimento populacional a profissionalização dos produtores.
Os presos do leite não tem uma relação direta com os mercados de especulação como as bolsas de valores, mas sofrem indiretamente com as crises mundiais nos custos de produção e a variação do cambio dólar. Outro fator como o período de estiagem nos meses de abril a setembro contribui para aqueda da produtividade elevando os presos do produto.
ETAPA I
O Brasil é um dos maiores produtores de leite do mundo e temos em nosso país grandes, pequenas e medias empresas de laticínios; e do outro lado pequenos médios e grandes produtores de leite, formando uma grande cadeia comercial, no entanto a grande maioria do leite fornecido no mercado vem de pequenos ou médios produtores rurais, já as grandes empresas de laticínios tem uma forte predominância no mercado impondo controlando os presos e exigindo cada dia mais qualidade.
Nossa região tem um rebanho médio, mas de baixa produtividade que vem melhorando gradativamente; os produtores vêm investindo no melhoramento genético na nutrição no treinamento e profissionalização dos