matimatica
Neste trabalho iremos abordar o seguinte tema, na qual falaremos sobre a história do papel,origem e evolução até os dias de hoje.
Este trabalho tem como objectivo, resumir o máximo grandes volumes de informação e focar-se apenas em pontos importantes que dão a conhecer constituição do papel, os seus tipos e suas utilidades no nosso quotidiano.
O papel é um material constituido por elementos fibrosos de origem vegetal, geralmente distruídos sob forma de folhas ou rolos. Tal material é feito a partir de uma espécie de pasta desses elementos fibrosos, secada sob a forma de folhas, que por sua vez são frequentemente utilizadas para escrever, desenhar, imprimir, embalar, etc.
Do ponto de vista químico, o papel se constitui basicamente de ligações de hidrogénio.
História
Desde os tempos mais remotos e com a finalidade de representar objectos inanimados ou em movimento, o homem vem desenhando nas superfícies dos mais diferentes materiais. Nesta actividade, tão intimamente ligada ao raciocínio, utilizou, inicialmente, as superfícies daqueles materiais que a natureza oferecia praticamente prontos para seu uso, tais como: paredes rochosas,pedras,ossos,folhas de certas plantas, etc.
Acompanhando o desenvolvimento da inteligência humana, as representações gráficas foram se tornando cada vez mais complexas, passando desse modo a significar ideias. Este desenvolvimento, ao permitir, também, um crescente domínio dessas circunstâncias através de utensílios por ele criado, levou o homem a desenvolver suportes mais adequados para as representações gráficas. Com esta finalidade, a história registra o uso de tabletes de barro cozido, tecidos de fibras diversas, papiros, pergaminhos e, finalmente, papel.
A maioria dos historiadores concorda em atribuir a Cai Lun (ou Ts'ai Lun) da China a primazia de ter feito papel por meio da polpação de redes de pesca e trapos, e mais tarde usando fibras vegetais. Este processo