Maternidade
É um conjunto de elementos destinados ás atividades cirúrgicas, bem quanto á recuperação pós anestésica (SRPA) e pós-operatória do paciente que passou por tratamento cirúrgico.
Localização
A unidade de Centro Cirúrgico deve ocupar uma área independente da circulação geral, ficando livre do transito de pessoas e materiais estranhos ao serviço; com mínimo de ruído possível; possibilitando o acesso livre e fácil de pacientes das Unidades de internação, Pronto Socorro e UTI.
Estrutura física
São considerados essenciais os elementos descritos a seguir.
Vestiários masculinos e femininos
Devem estar localizados na entrada do centro cirúrgico, de modo que os profissionais, e outras pessoas que venham da área de circulação externa, só possam ter acesso ao setor após a troca de roupa. O vestiário deve conter também armários para guardar pertences dos usuários e sanitários anexos com lavabos e chuveiro.
Sala administrativa
É o local destinado ao controle administrativo da Unidade, concentrando a chefia de enfermagem e a secretaria.
Área de recepção do paciente
É a área reservada para recepcionar e transferir pacientes da maca até a mesa cirúrgica.
Sala de espera
É a área destinada aos familiares ou acompanhantes do paciente, enquanto aguardam o termino da cirurgia e alta da sala de recuperação pós-anestésica (SRPA). Este ambiente deve ser provido de poltronas e sanitário.
Área de escovação ou lavabos
Prevê-se um lavabo com duas torneiras para cada duas salas de cirurgias. As torneiras devem ser munidas de características especiais, que tornem possível abri-las e fecha-las sem o uso das mãos. Os tanques devem ser instalados numa altura de mais ou menos 90 cm, para favorecer a mecânica corporal no ato da escovação. Neste local devem ter escovas e solução anti-séptica.
Sala de cirurgia
É a área destinada à realização de intervenções cirúrgicas e endoscópicas. Preconizam-se duas salas para cada 50 leitos não