MATERIAS
Instituto Politécnico
Curso de Engenharia Civil
Larissa Diniz Resende
Luan Patrício de Araujo
RELATÓRIO: CONSISTÊNCIA DA ARGAMASSA, RESISTÊNCIA A COMPRESSÃO E RESSISTÊNCIA A TRAÇÃO
Belo Horizonte
2015
1.OBJETIVO
O objetivo desta pratica foi aprender a preparar uma argamassa para fazer alguns testes do cimento de acordo com as normas da ABNT, confeccionando um corpo de prova para determinar a resistência a compreensão e tração do cimento, com os cálculos necessários para chegar ao mesmo.
2.NORMAS UTILIZADAS
NBR 7215: Determinação da resistência a compressão do cimento.
NBR 11578: Cimento portland composto.
NBR 13276: Determinação da consistência de uma argamassa de revestimento ou assentamento.
NBR 7215: Determinação da resistência a compressão do cimento.
3.EQUIPAMENTOS
Argamassadeira
Molde de resistência
Gola
Espátula
Colher
Soquete
Placa de vidro
Paquímetro
Câmara úmida
Prensa
Mesa de consistência
Retificador de corpo de prova
4.PROCEDIMENTO
A prática começou com a professora explicando como seria feito o procedimento para fazer uma argamassa de acordo com as normas da ABNT. Depois a turma foi separada em duplas, onde cada dupla iria confeccionar seu próprio corpo de prova. Toda a adição dos agregados e a mistura dos mesmos foram feitos juntamente em um mesmo recipiente pelo técnico que acompanha as aulas de laboratório e todos os alunos acompanharam de perto todo o procedimento, que se sucedeu da seguinte forma:
1° Na adição do agregado areia foi misturado em um recipiente quatro tipos de areias com granulometrias diferentes, que já são pré-definidas pela norma, para a realização dos testes com a argamassa.
2° Primeiro foi colocado na argamassadeira o cimento com água misturando durante 30 segundos com a velocidade inicial determinado pela norma, logo após foi acrescentando a mistura das areias uniformemente em mais 30 segundos. Terminado o tempo, parou-se a maquina e durante 1 minuto