materias de construçao
RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO
Levy e Helene (2000) considera no ano de 1946 se estabeleceu o início do desenvolvimento da reciclagem de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) na construção.O primeiro arquiteto a realizar os primeiros estudos no Brasil foi o arquiteto Tarcísio de Paula Pinto em 1986, que em sua pesquisa avaliava o uso do reciclado para produção de argamassa.
Os paises desenvolvidos e subdesenvolvidos estão constantemente construindo novas edificações acarretando em uma alta quantidade de resíduos como por exemplo : tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas etc. para diminuir esses entulhos tem se inicializado pesquisas para sugerir novos produtos alternativos que ajudara nos benefícios de ordem social, econômica e ambiental.
No processo de construção existem as perdas durante a execução da obra que geram a caliça.Dentre as principais causa de percas estão:Em contratos incompletos,modificações de projeto,intervenção ,ordens erradas, manipulação de materiais, uso de materiais incorretos, sobras de cortes , sobras de dosagens dentre outros. Na etapa de demolição também gerada uma grande quantidade de resíduos,tendo assim que ser tomadas algumas medidas como o prolongamento da vida útil dos edifícios e de seus componentes ou até mesmo o uso de projeto de demolição que permita a reutilização de certos componentes.
Ao se analisar a composição dos Resíduos de Construção é necessário ter algumas características dos materiais como por exemplo a umidade ,análise da sua microestrutura, análise ambiental, para enquadrar na normalização vigente etc.
Existe também uma separação por tipo de material como Solos, Materiais Cerâmicos( rochas naturais, concreto, argamassas etc. ) Materiais Metálico (aço para concreto armado, latão, alumínio etc.) Materiais Orgânicos (madeira natural ,plástico etc.)