Materias de construção
Prof. Samir Fagury
Argamassas
Argamassas são misturas íntimas de um ou mais aglomerantes, agregados miúdos e água.
Além dos componentes essenciais das argamassas, podem ser adicionados outros materiais (cal, saibro, barro, caulim, Quartzo, aditivo Plastificante, Calcário Calcítico, Polímeros, Pigmentos e outros aditivos químicos não tóxicos, fibras vegetais, sílica ativa (Fe-Si e casca do arroz), resíduos RCD, etc.). com o fim de melhorar determinadas propriedades. As pastas são misturas de aglomerantes mais água. As pastas são pouco usadas devido ao seu alto custo e aos efeitos secundários causados pela retração. Os aglomerantes podem ser utilizados isolados ou adicionados a materiais inertes. Quando misturamos a uma pasta um agregado miúdo, obtemos o que se chama de argamassa. As argamassas são assim constituídas por um material ativo – o aglomerante – e um material inerte – o agregado. A adição do agregado miúdo à pasta, no caso das argamassas de cimento, barateia o produto e elimina em parte as modificações de volume; no caso das argamassas de cal, a presença da areia, alem de oferecer as vantagens acima apontadas, ainda facilita a passagem de anidrido carbônico do ar, que produz a recarbonatação do hidróxido de cálcio.
As argamassas são empregadas para assentamento de tijolos, blocos, azulejos, etc. Servem ainda para revestimento das paredes e tetos, e nos reparos de peças de concreto. A escolha de um determinado tipo de argamassa está condicionada às exigências da obra.
De um modo geral, as argamassas devem satisfazer as seguintes condições, dependendo de sua finalidade;
•
Resistência mecânica;
•
Compacidade;
•
Impermeabilidade;
•
Constância de volume;
•
Aderência;
•
Durabilidade.
Para a obtenção de um produto de boa qualidade, é necessário que todos os grãos do material inerte sejam completamente envolvidos pela pasta como também a ela estejam perfeitamente aderidos;
além