Materias de construcao
1.1 – Objetivos
Comparar experimentalmente as diferenças nas propriedades mecânicas dos materiais metálicos utilizados (alumínio, aço 1045 e aço 1045 temperado) com composições e tratamentos térmicos diferentes, além de comprovar as vantagens e desvantagens em relação aos outros ensaios já estudados
1.2 Introdução
Na Ciência dos Materiais, dureza é considerada a propriedade característica de um material sólido, que expressa sua resistência a deformações permanentes e está diretamente relacionada com a força de ligação dos átomos.
Uma das maneiras de se avaliar a dureza é verificar a capacidade de uma material penetrar o outro.
Em 1922, Rockwell desenvolveu um ensaio de dureza que urilizaca um sistema de pré-carga. Este método apresenta algumas vantagens em relação aos outros ensaios, mas por outro lado, possui algumas limitações. O que indica que está longe de ser uma solução técnica ideal.
O ensaio Rockwell é hoje, o processo mais utilizado mundialmente, devido à rapidez e facilidade de execução, isenção de erros humanos, pequenas impressões e facilidade em detectar pequenas diferenças de naturezas.
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Este ensaio de dureza foi introduzido em 1922 por Rockwell e é geralmente realizado em corpos de prova de aço temperado .
A dureza Rockwell elimina o tempo necessário para a medição de qualquer dimensão causada pela impressão, pois o valor da dureza do material é lido diretamente na máquina de ensaio, sendo portanto um ensaio mais rápido e menos sujeito a erros humanos. Além disso, utilizando-se penetradores pequenos, muitas vezes não danificando a peça a ser usada como corpo de prova.
Neste método, a carga do ensaio é aplicada em etapas, ou seja, primeiro se aplica uma pré-carga para garantir um contato firme entre o penetrador e o material ensaiado, e depois se aplica a carga do ensaio propriamente dita.
A leitura do grau de dureza é feita diretamente num mostrador acoplado à